domingo, 23 de agosto de 2009

Um pouco sobre o folk metal

Acho que já disse que sou viciado em folk metal não?? Pois é, posso só ter começado a ouvir folk no ano passado mas eu viciei nesse estilo músical... O único ruim de ouvir folk é que devido ao fato da maioria das bandas desse estilo serem muito undergrounds, quase nunca eu vejo alguem que escute folk e que queira ficar conversando sobre o estilo musical (a própria mari só começou a ouvir tem muito pouco tempo e mesmo assim só ouve algumas bandas que por acaso fui eu que apresentei a ela), por isso vou fazer um post aqui mostrando algumas bandas do estilo que são muito fodas, para vocês leitores (alguém vai lêr isso??) ficarem conhecendo oque é folk e porque ele é um estilo tão legal de música.

Bom ao começo... Folk Metal é uma mistura de Heavy Metal com músicas com temas mitológicos ou folclóricos, e a maioria de suas bandas possui além do instrumentos básicos como a guitarra/violão, o baixo, a bateria e o teclado alguns instrumentos um pouco raros no mundo do rock/metal como flauta, violino, banjo, bandolin, gaita de fole, acordeon, etc.

Minhas bandas favoritas neste estilo são:

Elvenking: Banda italiana, começou em 1997, mistura o folk metal céltico com outros gêneros como o Power Metal (veja músicas como Oakenshield, Pathfinders, Devils Carriage) e um pouco de Doom (veja o Cd The Scythe). Possui um dos Cds mais importantes do gênero o Heatenreel que na minha opinião é também o melhor da banda.


In Extremo: Banda alemã, começou em 1995, toca um folk metal baseado em temas medievais, sua marca são as gaitas de foles. A banda também é conhecida pelos pseudônimos interessantes de seus integrantes como por exemplo Das Lezte Einhorn (o último unicórnio) e Der Morgenstern (a estrela da manhã). O melhor de seus Cds para mim é o Weckt die Toten.


Tuatha de Danann: Banda brasileira (sim existe folk no Brasil ^^), começou em 1995, faz um folk metal bem celta sua marca é a habilidade de seu vocalista Bruno Maia com a Tin Whistle e outras flautas que me lembra muito os famosos solos de flauta do Ian Anderson. Revolucionou aqui no Brasil sendo a primeira banda de folk. Seu melhor Cd é o Tova di Danú. Nota: eu fui no show deles lá no Hard Rock Café e puts eu quase chorei no show de tão bom que ele foi... (lalalala a Mari não pode ir, eu fui e a Mari não pode ir)


Einherjer: Banda Norueguesa, começou em 1993, faz a mistura mais comum de bandas de folk da escandinávia que é misturar o viking metal com o black metal, o que garante à banda um pouco de receio das pessoas que costumam ouvir o folk celta por ser muito pesada e ter vocal em gutural. Seu melhor Cd é o Blot que também é o seu último já que a banda parou em 2004, logo após o lançamento desse Cd, e só voltou em 2009 para fazer alguns shows pela Europa.


Mägo de Oz: Banda espanhola, fundada em 1989, uma das percusoras do gênero a banda toca um folk metal celta bem alegre, suas marcas são seu violino e suas letras trovadorescas. A maioria das pessoas estranha com o número de pessoas mas pra que vive num mundo de Slipknot, Avantasia e Folkearth, 9 pessoas é um número de membros aceitavel (oque não muda a minha opinião da banda ser um cortiço heuheuheuehu). Tem a música que na minha opinião é o hino do folk metal "Fiesta Pagana", seu melhor Cd pra mim é o Fölktergeist.

Korpiklaani: Banda finlandesa, fundada em 1993, banda de viking metal conhecida pelas suas músicas sobre bebidas (Beer Beer, Vodka e Lets Drink), possui um acordeon (é aquele instrumento que você deve chamar de sanfona) e um violino o que deixa o som da banda muito legal. Seu melhor Cd na minha opinião é o Spirit of the Forest.
Bom é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado do post e se tiver alguem aqui que escute folk metal se manifeste para trocarmos umas idéias sobre o assunto ^^
by: Andvari

8 comentários:

  1. pq vc colocou a foto dos backstreet boys de cabelo grande???

    ResponderExcluir
  2. não... não coloquei uma foto do raphsody não... vc deve ter se enganado
    by: andvari

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta, pq Andvari? Eh algum nome da mitologia nordica? c(=
    otra pergunta, esse kra aih ta meio doidinho d achar q algum desses caras sao os backstreet boys neh! Sem contar q qlqr um deles com certeza eh MTO melhor q essa bandinha retardada de garotos..
    Um comentario, to adorando os posts =D vo ver se ouço algumas das musicas q vc sugeriu pra ouvir, quem sabe a gnt começa a discutir musica folk neh =)
    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Andvari veio da mitologia nórdica sim ^^ é o anão que fez O Anel (um dia eu conto a história dele aqui) e sobre o anonimo ali em cima eu tenho quase certeza que é um amigo meu zuando o Elvenking... só pq a banda não inovou nada e tentou fazer vários estilos e provavelmente ele está zuando a música skywards tbm (que na minha opinião é a mais foda de todas) mas que é meio calminha mesmo... Mas se ele for quem eu to pensando ele sabe que escuta bandas piores...

    ResponderExcluir
  5. Agora sobre vc começar a escutar folk... eu recomendo Elvenking (os cds wyrd e heatenreel) Tuatha (trova di danu) e Magö de Oz (folktergeist e gaia)...
    e mais uma vez obrigado pelo apoio ^^

    ResponderExcluir
  6. cara gostei do blog mais se me permite uma sugestao,porqe você nao pôe alguns links para dowloads das bandas? o blog ficaria ainda mais, legal valeu um abraço boa sorte com o blog......

    ResponderExcluir
  7. ok ^^
    vou só esperar a mini onu acabar e posto uns links de cds dessas bandas ^^

    ResponderExcluir
  8. Ah também sou uma apaixonada por folk metal *-*
    minha banda favorita é o In Extremo, a melhor pra mim seeeeeeeeeeempre, e Haggard que eh mais clássica mas é perfeita - entre muitas outras.
    Acho legal postar no seu blog sobre esse estilo de música tão perfeito, e que, pouquíssimas pessoas conhecem u.u
    bjs e da uma passada no meu pseudo-blog :B

    ResponderExcluir